Setembro Amarelo: Cantor que já tentou o suicídio lança videoclipe de campanha nacional a favor da vida em parceira com ONGs

O videoclipe foi gravado com voluntários do projeto Help FJU que, assim como Giesley, disseram não ao suicídio e superaram suas dificuldades e conflitos internos

Fonte: Assessoria Giesley Mota - Hebert Neri



Foto - Setembro Amarelo: Cantor que já tentou o suicídio lança videoclipe de campanha nacional a favor da vida em parceira com ONGs

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, e esta já é a segunda maior causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Mundialmente, este número é superior ao de mortes por malária, câncer de mama, guerra ou homicídio. No Brasil, dados os alarmantes números, a sociedade civil tem se mobilizado em ações como o Setembro Amarelo, e campanhas capitaneadas por ONGs, artistas e personalidades

O cantor Giesley Mota, que tem uma história de superação pessoal e chegou a tentar o suicídio, é hoje um dos principais apoiadores no meio artístico da causa da valorização da vida. Neste ano, Giesley e a gravadora MJC Music estão somando forças com o projeto Help FJU, para lançar uma campanha nacional de combate ao suicídio que tem como tema a canção ‘A Semente’, e que contempla ações como mobilizações, palestras e passeatas em diversas capitais do país, que ocorrerão ao longo de todo o mês de setembro. O videoclipe da campanha foi gravado com a participação de voluntários do projeto Help que, assim como Giesley, disseram não ao suicídio e superaram suas dificuldades e conflitos internos. A campanha e o clipe foram lançados no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de Setembro.

 

Giesley disse não à depressão e ao suicídio

Giesley venceu a depressão e sobreviveu a uma tentativa de suicídio em sua adolescência, em que devido aos problemas que enfrentava em sua família, com brigas constantes e agressões físicas, além da baixa autoestima, autoimagem distorcida e as extremas dificuldades financeiras que viva, decidiu tirar a própria vida e tentar se jogar debaixo de um ônibus na movimentada avenida Cristiano Machado em Belo Horizonte, conhecida na época como “Avenida da Morte”. Felizmente, naquele exato momento, Giesley foi impedido por um completo desconhecido, que o mostrou que ainda existia o amor ao próximo e que alguém se importava com ele, mudando o rumo de sua vida para sempre.

Depois de viver esta experiência que quase culminou na sua morte, o cantor e compositor, hoje com mais de 10 anos de carreira, tem procurado ajudar através de sua música pessoas em todo o Brasil a optarem pela vida: “Nove em cada dez suicídios poderiam ser evitados se os sinais não fossem ignorados. Muitas vezes essas pessoas não são ouvidas, sofrem de depressão profunda, mas são tidas como dramáticas. Procuro através das minhas composições mostrar para essas pessoas que elas são importantes, que a vida é um presente e que não vale a pena se deixar levar pelas circunstâncias, por mais difíceis que sejam. Existe uma saída e não é o suicídio”, conta.

 

A Campanha

A proposta surgiu quando Giesley, em conversa com o Rodrigo Godoy, Coordenador de Produtos da MJC Music: “A canção fala da esperança, de que é possível vencer mesmo quando tudo e todos estão contra você, e que os momentos ruins vão passar e que coisas boas virão, de que não é o fim. A proposta desta campanha e do videoclipe é de levar não somente uma mensagem de esperança para as pessoas que pensam em tirar suas próprias vidas, mas também conscientizar familiares e amigos para que prestem atenção aos sinais e possam ajudar estas pessoas antes que seja tarde”.

 

O Projeto Help

Criado em 2017, sob a coordenação de Celso Júnior, o projeto conta com mais de 5 mil voluntários em todo Brasil e já ajudou mais de 3000 jovens desde sua criação, através da realização de inúmeras campanhas e ações de conscientização, aconselhamento e passeatas. Em 2019, o projeto realizou mais de 200 palestras em escolas espalhadas por todo país e mais de 1500 ações pontuais em cidades de todos os estados brasileiros, como passeatas, distribuição de cartas com mensagens positivas em locais com altos índices de suicídio, ações de conscientização em semáforos de trânsito, etc.

Com o lema “Não te julgo, te ajudo”, o projeto Help FJU busca ajudar jovens que apresentam problemas como depressão, transtornos alimentares, automutilação e sofrem com bullying e baixa autoestima. A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para as pessoas que, mesmo com os mais singelos sintomas, precisam ser observadas e ajudadas pelas pessoas ao seu redor.

 

A Semente

Giesley revela o conceito por trás da letra de sua música: “A letra conta uma história, que pode ser a história de todos nós: quantas vezes sentimos medo quando de alguma forma a vida parece tentar nos enterrar? Quando as coisas não vão bem, quando os planos se frustram. Mas nós somos como sementes, e quando somos enterrados e a tempestade vem, nos afogando em uma chuva torrencial de problemas, germinamos e começamos a criar raízes, o que nos leva a crescer, dar frutos e a gerar outras sementes, cumprindo o ciclo natural da vida. Por isso, acredito que os que estão sem esperança, precisam entender nós somos sementes”.

O clipe foi gravado com voluntários do projeto Help FJU que, assim como Giesley, são sobreviventes de tentativas de suicídio e que superaram suas dificuldades e conflitos internos para voltar a acreditar no valor da vida.

 

Ações

Além do lançamento do clipe, que terá neste fim de semana exibição para 3 mil jovens integrantes do projeto, estão previstas ainda para o mês de setembro uma passeata em diversas capitais com a temática do Setembro Amarelo e da prevenção ao suicídio, organizadas pelo projeto Help com o apoio do cantor e da MJC Music.

 

Teaser da Campanha: https://www.youtube.com/watch?v=SxDU3Sd5A0U

Clipe de 'A Semente' - Campanha Nacional Contra o Suicídio: https://www.youtube.com/watch?v=E7no_w1QDEA

Ouça 'A Semente' nas plataformas digitais:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Sy565R-3Vb0

Deezer: https://www.deezer.com/track/693867802?utm_source=deezer

Spotify: https://open.spotify.com/album/4MDN4rcdgyi5Gg2luTS66K

 

+ publicações

Record TV Goiás lança documentário em comemoração ...

25/10/2019

Record TV Goiás lança documentário em comemoração ...

A Record TV Goiás produziu um documentário em homenagem ao aniversário de 8...

leia mais
EXPO CRISTÃ 2019

16/10/2019

EXPO CRISTÃ 2019

Entre os dias 17 e 20 de outubro, acontecerá  a feira Expo Cristã 2019 no ...

leia mais
DIA DO COMPOSITOR BRASILEIRO

07/10/2019

DIA DO COMPOSITOR BRASILEIRO

   Esta data é uma homenagem a todos os artistas brasileiros mestres da composi...

leia mais
DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA!

01/10/2019

DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA!

O dia 1º de outubro foi instituído pela International Music Council com o apoio da U...

leia mais
Prêmio melhores do ano gospel

27/09/2019

Prêmio melhores do ano gospel

foto: Daniel Carvalho   Na última terça feira (24) o audit&oa...

leia mais
Evento do Spotify em São Paulo reúne grandes nomes...

20/09/2019

Evento do Spotify em São Paulo reúne grandes nomes...

Nesta quarta-feira (18) na Casa das Caldeiras, na zona oeste de Sã...

leia mais
Setembro Amarelo: Cantor que já tentou o suicídio ...

16/09/2019

Setembro Amarelo: Cantor que já tentou o suicídio ...

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) , mais de 800 mil pessoas com...

leia mais
Trilha sonora do filme Nada a Perder 2 foi produzi...

19/08/2019

Trilha sonora do filme Nada a Perder 2 foi produzi...

A segunda parte do filme que conta a trajetória do bispo Edir Macedo estreou em 15 de ago...

leia mais
A voz escolhida para a canção oficial do filme Nad...

06/08/2019

A voz escolhida para a canção oficial do filme Nad...

Por Núbia Onara / Foto: Cedidas Em sua concepção, em 199...

leia mais
criado e desenvolvido por Agência Hauze